Disney Big 28 (BR)

big28Já é muito conhecido como a Goody escolhe as histórias da revista Disney Big portuguesa. Traduz as histórias de uma Disney Big italiana e já está.

No Brasil não é assim. A revista tem o mesmo nome e logotipo mas as escolhas são da Abril.

Resolvi então pegar na revista brasileira deste mês e apresentá-la aqui para vermos a qualidade.

Aviso já que não a li, estou só a apresentar. Posso conhecer alguma história que tenha lido noutra revista. Se for assim eu aviso.

Baseei-me nesta imagem para falar da revista:
big28_sNela fiquei a saber que a pesquisa e seleção de histórias é do Paulo Maffia. Apesar dele ser meu amigo facebookiano não tive isso em conta claro sendo o mais isento como sempre.

Vou colocar o código de todas as histórias para facilitar quem for fazer a indexação no inducks.

  • O Segredo Da Mona Lisa (I TL 1555-A): parabéns pela escolha desta excelente história, Paulo. A Goody está sempre a impingir-nos más histórias recentes da série A Máquina do Tempo que fazem envergonhar as originais. Nunca se lembrou de publicar a primeira, excelente, com a primeira aparição do Marlin. Ótima escolha!

Depois tem a BD dinamarquesa Donald Menino e a Caça ao Tesouro (D 99261) que não me lembro de ler. O mesmo para a brasileira Zé Carioca e os Gênios da Moda (B 72013).

Talvez tenha lido a italiana A ilha amarela – ouro à vista (I TL 2247-5) pois no inducks diz que saiu em Portugal mas não me lembro dela.

Depois há Mickey e Sir Lock e Arrombaram a Festa (S 79013) que também não me lembro mas que saiu em Portugal. Mas sempre gostei muito das BDs do Sir Lock.

Depois outra que não lembro mas que saiu cá do casal McGreal: a dinamarquesa Donald o Rei do Churrasco (D 98242).

Segue-se uma dinamarquesa que não conheço – Madame Min de Mala e Cuia (D 97341).

Outra que saiu em Portugal mas também não me lembro é a que tem a dinamarquesa com a primeira aparição da rival do Tio Patinhas Beth von Pata, em Por causa de centavos (D 98277).

  • O Superagente Secreto: Operação Unidade Invisível (W MM  107-02): outra boa escolha com a primeira BD desta série em que Mickey e Pateta trabalham para a Polícia Internacional.

Não me lembro da história italiana Animador de Festas (I TL 2252-3) nem da dinamarquesa O Caso do Parque Gelado (D 2001-018), mas saíram em Portugal.

Quanto à italiana o Ouro Metropolitano ( I TL 2419-3) acho que é uma BD mediana.

Não me lembro da dinamarquesa Caminho sem Volta (D 98337) mas saiu cá.

  • É Aquela Água (D 2001-157): é mais uma boa história dinamarquesa que foi cá publicada do William van Horn.

Não me lembro da brasileira Confusão no Arrasta-Pé (B 72063)mas  é do Canini e normalmente gosto bastante!!! Também saiu em Portugal.

Não conheço a brasileira Esculpindo Confusão (B 000030) e não me lembro da italiana Bagagem Demais (I TL 2225-3) que saiu cá.

O livro termina com o imperdível DoubleDuck, mais exatamente a décima-quarta aventura completa, o Agente Zero (I TL 2919-1P). Cá em Portugal até agora saíram as aventuras 1 a 5 e 7 a 8 (acho que este mês sai a 6 na Hiper, espero que a Goody não troque a ordem).

Vale a pena a revista para os amigos brasileiros? Com exceção da última história nada era inédito no Brasil. Mas a maioria não terá todas essas histórias espalhadas ao longo dos anos penso eu. E mesmo que tenha a menos que não goste de DD tem de ter esta revista.

Para os portugueses vale a pena tentar conseguir arranjar este número? Eu arriscaria a dizer que não porque isso dá bastante trabalho e a maioria das grandes histórias ou saíram por cá ou as italianas há esperança que a Goody publique por cá.

Amigos brasileiros que tenham lido a revista, comentem aí o que acharam…

4 pensamentos sobre “Disney Big 28 (BR)

Comenta aí...