Disney Especial Super-Heróis (2015)

CapaEspecial22A Disney Especial não é oficialmente numerada. Consegue-se saber o número pelo código de barras. Esta é o 22. Mas como não é oficial preferi no título colocar o ano em que saiu, para distingui-la da que teve o mesmo tema. A cor da lombada é diferente. Obrigado Goody isso permite distinguir na prateleira.

O grande problema em fazer uma coleção de histórias italianas de super-heróis é que super-heróis colocar. Em Itália o número de super-heróis Disney publicados é pequeno se pensarem por exemplo com o Brasil.

Como é que a Goody fez e como resultou? Vamos já saber…

Gag da Ziche -> achei divertido o Superpato e o Superpateta reclamarem de que só o Spiderman tem direito a filmes, principalmente porque agora pertence tudo à mesma companhia.

Retrato do herói quando era jovem -> ao contrário das Especiais dedicada aos Super-Heróis e Superpato desta vez a Goody apostou no PKNA. É a primeira vez que sai da Hiper e parece-me uma boa ideia dá-lo a conhecer a mais gente. O PKNA pode ser apreciado por qualquer leitor Marvel ou DC e a média das histórias até é bem melhor do que a de muitos super-heróis daquelas. O leitor que começar por aqui até terá o gostinho de ver referências a histórias passadas e estar assinalado onde foram publicadas, mesmo ao estilo Marvel/DC. É a cronologia PKNA em ação. Sisti e Barbucci fazem uma excelente história de ficção científica. Muitos personagens do século XXIII têm origem aqui.

Esporo! -> outra do PKNA. E com a origem de mais personagens. Nesta descobre-se que os evronianos andam em negociações com o exército norte-americano, A trama complica-se. Cordara e Celoni trazem Xadhoom de volta.
Inédita no Brasil (a Abril pulou esta).

Invasão -> terceira e última BD do PKNA nesta revista. Os acontecimentos da históriam anterior levam o Superpato à Nova Zelândia onde encontra a mãe do Angus Fangus. Continua também a trama paralela da máscara de Angus, agora nas mãos de Cook. Mais uma excelente BD de Artibani e Mottura.

O desafio galático -> gostei muito da BD do Morcego Vermelho de Faraci e Ferrario que gozava com o PKNA na Disney Big 9. Eles pegam novamente no Morcego nesta história. Apesar de divertida acho que gostei mais da primeira.
Inédita no Brasil.

Superpata contra a vingadora de mau gosto -> não sendo nenhuma obra-prima lê-se bem esta história da Superpata que aparece no meio da rivalidade Patinhas/Patacôncio. De Camerini e Usai.
Inédita no Brasil.

Guia do espaço -> História clássica de Dester e Gatto. É conhecida por Gatto ter desenhado personagens irreconhecíveis no lugar do Coronel Cintra (e provavelmente Joca). Quase que parece aquelas séries em que um ator vem substituir outro no mesmo papel 😀 Lê-se bem mas vale mais pela curiosidade de ser uma das únicas 2 histórias do Superpateta produzidas antes dos anos 90 em Itália.

O incrível Superpatão -> sátira a Super-Homem, com Donald e sobrinhos. Cheia de referências ao herói da DC que farão sorrir os que conhecerem o básico do alter ego de Clark Kent. Do estúdio italiano Staff di IF.
Inédita no Brasil.

O amendoim -> história de uma página do Superpateta que se lê bem.
Inédita no Brasil.

Que diferença há entre… -> artigo que fala das diferenças do Superpato e PK. Muito bom aqui especialmente para quem não acompanhou como um se transformou no outro nas Hiper.

A grade -> história de uma página do Superpateta que se lê bem.
Inédita no Brasil.

Resumo:
Com o PKNA a revista ganha o estatuto de obrigatória. Não fosse isso teria 4 estrelas. Claro que para os leitores que não gostem de PKNA as 5 estrelas não farão sentido. O que escrevi no início verifica-se. É complicado fazer revistas de super-heróis só com histórias italianas. Se há muito bom material para fazer centenas de Especiais dedicados ao Superpato, do Superpateta não há muito e o que há não parecer ser muito interessante, da Superpata e Morcego Vermelho também há muito pouco. E do resto praticamente nada. Se a Goody insistir em fazer este tema em vez do Superpato talvez histórias como a adaptação do Super-Homem sejam uma hipótese com os super-heróis a serem “fabricados” só para aquela história…  Mais uma vez não há dúvidas quantas estrelas dar.
Estrelando:

Para os amigos brasileiros completistas esta revista tem muito material inédito no Brasil. Para os outros, é verificarem se vale a pena tentarem-na arranjar a pensar nas 6 histórias inéditas aí, até porque não sei se alguma vez as outras serão publicadas no Brasil…

Legenda:

  •  Gastem o vosso dinheiro noutra coisa!!!
  •  Argh!!! Só para colecionadores da revista ou assim…
  •   Na média: não vai entrar para a História mas…
  •  Boa!!! Comprem-na e não se vão arrepender!
  •  Obrigatória!!! Comprem sem hesitação!
Anúncios

One thought on “Disney Especial Super-Heróis (2015)

  1. «O PKNA pode ser apreciado por qualquer leitor Marvel ou DC e a média das histórias até é bem melhor do que a de muitos super-heróis daquelas.»
    Mesmo, essa saga de BD DISNEY é mesmo brutal!!! B-D
    «uma das únicas 2 histórias do Superpateta produzidas antes dos anos 90 em Itália.»
    Histórias de BD DISNEY italianas… De código I, pois ainda houve algumas histórias de BD DISNEY produzidas na «Bota» de código S. 😉

    Gostar

Comenta aí...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s