Quem é Quem: Mago Basilisco

minnie11_265O Mago Basilisco é uma das personagens mais antigas da Disney. Foi criado em Itália em 1939 por Federico Pedrocchi e Nino Pagot. Com a sua origem ainda inédita no Brasil todas as histórias do terrível Mago já foram publicadas em Portugal cortesia da Goody. Confiram…
capaminnie11

  1. Branca de Neve o Mago Basilisco
    Federico Pedrocchi e Nino Pagot
    I PG   72-B (1939)
    Portugal: Minnie & Amigos 11 (2015)
    Brasil: inédito

Nesta história da Branca de Neve Federico Pedrocchi inventa um terrível mago que rapta o filho da Branca de Neve. O seu resgate é mais uma missão para os sete anões e o príncipe. É um dos grandes clássicos de Pedrocchi que foi publicado este ano na revista Minnie & Amigos em Portugal. Finalmente seria a palavra adequada porque passaram 76 anos desde a sua publicação original italiana!!!

CapaEspecial18 FANTASIA2. Donald Furioso
Luciano Bottaro
I TL  544-AP (1966)
Portugal: Disney Especial Fantasia (2015)
Brasil: Clássicos da Literatura Disney 10 (2010)

É Luciano Bottaro que 27 anos depois decide resgatar algumas personagens criadas por Pedrocchi para a sua sátira a “Orlando Furioso”. Uma delas é o Mago Basilisco que assim evitou ser uma personagem com aparição única na história da BD Disney. Essa história tinha saído no Brasil em 2010 na coleção de clássicos da literatura e é agora publicada em Portugal no especial Fantasia, 49 anos após ter sido publicada em Itália!!!

Biancaneve 1 FronteComo curiosidade existe uma personagem chamada Mago Solitario em Itália, inédita em Portugal e Brasil. Trata-se de uma versão do Mago Basilisco para a editora da mulher do Sergio Bonelli, a Redazione Audace que em 1943 com ou sem autorização (há debate quanto a isso pelo que percebi) fez uma reformulação da história de Pedrocchi em que o Mago é visualmente diferente. E não, não tenho interesse nenhum em ler isso 🙂 Chega-me perfeitamente ler a original com a genialidade de Pedrocchi e Pagot.

Anúncios

Comenta aí...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s