Quem é quem: Boscaiolo

boscaioloO Boscaiolo (Lenhador, uma vez Guarda-Florestal) não é um personagem de culto como o Rhyming Man mas ainda é mais obscuro que ele.

Não tem nenhum nome além da ocupação e apesar de aparecer em 3 histórias nunca ninguém esteve para ter trabalho a colocá-lo no inducks (há personagens com menos BDs que lá estão).

É exclusivo das BDs italianas e de uma série: Minni e i racconti del boscaiolo. Em Portugal Minnie e os Contos do Lenhador (uma vez Minnie e as Histórias do Guarda Florestal).

Acabou de sair na Disney Comix 115 e é por isso que falamos hoje dele.

No Brasil é uma série completamente inédita. E em Portugal está agora totalmente publicada.

capacomix115Todas as BDs foram escritas por Rodolfo Cimino. A primeira em que a Minnie encontra o Boscaiolo é de 1995 e chama-se A loirinha e a vingança dos melros amarelos. Aqui cria-se o padrão. A Minnie vai a sua casa e ele conta uma história com personagens novos e que não tornam a aparecer mais na BD Disney.

Os desenhos são de Alessandro Perina e o estilo de BD acaba por conseguir fugir um pouco ao habitual da BD Disney normal das revistas.

Todas as 3 histórias foram publicadas em Itália em revistas da Minnie (o que talvez explique porque o Boscaiolo nunca foi indexado) e à maioria delas aconteceu o mesmo em Portugal.

minnie4A segunda BD foi desenhada por Giuseppe Gironi em 1997. Saiu em Portugal na Minnie & Friends 4 e chama-se Jim, o Cavaleiro, Lúcia e Tom, o Artilheiro. A primeira só tinha 27 páginas mas esta tem 49. Isto permite que se desenvolva mais a história que se quer contar.

É esse o papel do Boscaiolo. Ele surge nuns quantos quadradinhos para aparecer com a Minnie e depois torna-se o narrador. O que interessa nestas histórias são os contos e o encontro da Minnie com o Boscaiolo não é mais que uma desculpa para que os contos sejam contados.

minnie2A terceira e última BD tem 51 páginas e é de 2002. Foi desenhada por Roberto Vian e chama-se Soldino e Soldina e a Canção de Outono. Saiu em Portugal na Minnie & Friends 2.

Não há nada na história que indique que é o fim da série, nada que impeça a Minnie de visitar outra vez o Boscaiolo.

É verdade que as 3 BDs foram muito intervaladas (7 anos entre a primeira e a última) mas já se passaram 13 anos desde a última. Talvez o Boscaiolo apareça ou não no futuro quando surgir a necessidade de contar um conto ou então inventarão um novo personagem ou darão essa tarefa a outro.

Anúncios

One thought on “Quem é quem: Boscaiolo

  1. O mais engraçado é que numa história de bd DISNEY ele é lenhador, noutra ele é guarda-florestal… Incoerências do Rodolfo Cimino ou da tradução/legendagem da GOODY PORTUGAL?! xP
    «Não há nada na história que indique que é o fim da série, nada que impeça a Minnie de visitar outra vez o Boscaiolo.»
    Duvido muito: infelizmente, é quase certo que esta bela saga de bd DISNEY morreu com o seu argumentista! 😦

    Gostar

Comenta aí...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s