Quem é quem: Rhyming Man

MickeyMouse_AtombrellaRhymingComo as revistas da Goody andam todas 4 ou 5 estrelas (Parabéns, Goody!!!), vou pegar num bocadinho de tempo para inaugurar uma nova secção dedicada a personagens menos conhecidas ou com poucas participações na BD Disney.

E começamos com o Rhyming Man, que já teve várias BDs suas editadas em português, no Brasil e em Portugal, inclusivamente uma em 2015 em Portugal.

Vamos então saber mais sobre o personagem?

The Atombrella and the Rhyming Man foi a primeira BD do personagem. Saiu em tiras de jornal com texto de Bill Walsh e desenhos e Floyd Gottfredson em 1948 durante 140 tiras diárias. Estão a ler Gottfredson e a pensar que então essa BD está republicada na coleção da Fantagraphics não é? Não está, teoricamente estará no futuro se a coleção continuar porque ainda não chegou lá (é cronológica).

Então onde ler a origem do vilão assassino que fala em rimas e dificulta a vida ao Mickey e ao Esquálidus? No inducks diz que no Brasil saiu dividido em partes na revista O pato Donald em 1952 (que é o mesmo que dizer esqueçam!) e foi só republicada no Disney Especial n.º 6 chamado “Os Inesquecíveis” em 1973 (que também muito dificilmente encontrarão…).

mickey_dargaud5Em Portugal não há registos que tenha sido publicada alguma vez. Infelizmente a coleção da Dargaud em Portugal não foi publicada integralmente pela Edinter ou teríamos essa BD no 5.º álbum d’ As Mais Belas Histórias do Mickey (só publicaram os primeiros 3 parece).

Portanto em português talvez não consigam ler a BD. Se a Abril não a republicou antes da BD do Casty com o Rhyming Man na Mega Disney 2 é porque não tem planos para a editar.

E pronto quanto ao Rhyming Man estamos conversados porque nunca mais ninguém lhe pegou…

topolino2031… Até 1994 quando foi publicada uma BD italiana com ele. Talvez a BD americana ter sido publicada mais de 10 vezes em Itália em praticamente todas as décadas entre os anos 1950 e 2010 tenha mantido o interesse pela personagem.

Na Topolino 2031 (com capa igual à Hiper Disney Ano 7 n.º 2 da Editora Abril em Portugal) foi então publicada Topolino e il ritorno della spia poeta. Parece que nunca foi publicada em Portugal nem no Brasil. Tem texto de Claudio Goresi e desenhos Sergio Asteriti. A cotação no inducks é mázita mas nunca a li, nada posso dizer sobre este regresso. Boa ou má gostava de a ler para saber como os italianos imaginaram este primeiro regresso.

disneycomix31Em 2001 Nino Russo e Enrico Faccini vão buscar outra vez o italiano “Spia Poeta” (nome italiano de Rhyming Man) numa BD que saiu em Portugal na Disney Comix 31, Tio Patinhas e a Convivência com Otto. Foi a primeira vez que a Goody publicou o personagem e talvez a primeira vez que tenha sido publicado em Portugal. Mas é importante dizer que ele faz apenas um cameo, no qual está na cadeia junto com outros vilões.

capabig7Em 2008 Casty é o autor de Mickey e o Mundo que Virá, uma elogiada BD que saiu na portuguesa Disney Big 7. No Brasil já tinha sido publicada em 2 partes no Mickey 791 e 792 (em 2008) e republicada na Mega Disney 2 (em 2013).

Alguém tem estes Mickeys e a Mega para ver se a Abril fez algum texto sobre esta personagem a contextualizá-la? Se sim enviem um scan ou digam o que lá escreveram pois era fixe colocar aqui. Se não digam também para nós sabermos.

Aparentemente (digo isso porque não li a BD de Goresi e Asteriti de 1994), o Casty não ligou bóia ao regresso italiano anterior e fez uma sequela direta do original americano.

topolino3032Os italianos tornaram a pegar no personagem? Sim. O ano passado Jacopo Cirillo e Carlo Limido fizeram uma BD do Mancha Negra sobre a passagem de ano em que ele entra: Macchia Nera e il botto di capodanno. Não li nem sei se torna a ser um cameo como o da BD do Otto ou se tem algum papel relevante. Saiu na Topolino 3032. A cotação no inducks é mázita mas também não me importava da ler para verificar isso.

E é isso. Apenas 3 BDs em que é protagonista: 1) a americana que já não é publicada no Brasil há mais de 40 anos e parece que nunca foi em Portugal; 2) o regresso italiano nos anos 90 que não saiu no Brasil e parece que também não em Portugal; e 3) a de Casty, publicada em Portugal e Brasil. E duas BDs menores: 1) a do Otto, apenas publicada em Portugal; e 2) a do Mancha Negra, inédita nos 2 países.

Gostaram desta secção quem é quem? Gostavam que se fizessem mais sobre personagens pouco conhecidos? Se sim quais? Comentem aí. E amigos brasileiros não se esqueçam de dizer se a Abril colocou ou não textos sobre o personagem nos Mickeys 791 e 792 e Mega Disney 2. E se sim digam o que lá está escrito! E quem souber mais coisas interessantes sobre o Rhyming Man comente também aí 🙂

Anúncios

One thought on “Quem é quem: Rhyming Man

  1. Porque é que não chamaste à personagem o nome português? :S
    Bem, parabéns por mais uma rubrica, não esteve nada má, continua assim! ;D

    Gostar

Comenta aí...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s