2 anos BD Disney Goody

Hoje é o aniversário de Walt Disney. Faria 113 anos. O dia de nascimento de Disney foi a data escolhida pela Goody para trazer de volta a BD Disney a Portugal após vários anos a incluir algumas BDs do universos Carros naquela revista.

Faz hoje 2 anos que começou essa aventura…


Disney birthday cake for two year old…e penso que a Goody não sabia muito bem no que se estava a meter… 🙂

As revistas são lidas por crianças, jovens e adultos e o que agrada a uns não agrada a outros. Não não estou a falar do que agrada às crianças não agrada aos jovens e o que agrada aos jovens não agrada aos adultos. Isso facilitaria tudo. Mas não é assim. Em todas as faixas etárias há gregos e troianos. Uns querem comédia, outros aventura, uns querem mistério, outras histórias de amor, uns querem super-heróis outros fantasia, uns querem ficção científica e outros o ambiente rural, etc, etc, etc. Depois uns gostam de uns autores outros gostam de outros, uns gostam de umas personagens outros gostam de outras, uns gostam de histórias de umas décadas e outros de outras. E outros não querem saber de nada disso mas gostam mais do umas BDs que outras.

Há também quem goste mais de histórias de um país que outro. E esse foi o primeiro problema da Goody. Só publicava histórias italianas. Queixas e queixas e queixas de muitos leitores! Em agosto deste ano, no grupo Disney em Quadrinhos, após uma conversa com o assessor da Direção Geral da Goody Fernando Vasconcelos surgiu a ideia da Goody poder fazer uma revista nova para testar se há mercado em Portugal para BD Disney de outros países que não a Itália e que esteja bem cotada nos sites que se dedicam à BD Disney.

Fez-se aqui um post para darem sugestões (podem-no ver aqui -> https://colecaodisney.wordpress.com/2014/08/24/nova-revista-disney-portuguesa ). E deram muitas 🙂 Mas nunca mais se ouviu nada acerca disso. Não se sabe se a ideia morreu ou ainda está a ser fabricada. Foi blackout total após isso.

O segundo problema foi as histórias italianas publicadas não valerem nada.  Estou a exagerar? Sim estou! Algumas valiam. Poucas. Há que dizê-lo quem escolhe as histórias naquela altura não sabia o que os leitores portugueses queriam. E atrevo-me a dizer os leitores ponto. Porque em geral eram sempre histórias mal cotadas internacionalmente. Há quem hoje em dia não goste disto ou daquilo (os gregos e troianos de que falei) mas antes quase todos os que se manifestavam na net sobre o assunto não gostavam de quase nada (só havia gregos ou só havia troianos como preferires). Porque todos queriam boas histórias.

Claro que quando os leitores eram confrontados com o que é isso de boas histórias aí cada um levava para os seus gostos particulares e nunca se chegava a nenhum conclusão. Gregos e troianos nunca chegam a bom porto.

Numa altura em que de repente tudo parecia perdido para sempre, a Disney Comix 100 reacendeu um pouco a esperança. E pouco tempo depois tudo mudou… Há a era pré-Disney Comix 100 e a era pós-Disney Comix 100 que marca uma maior quantidade de boas, muitas boas e excelentes histórias por publicação. À era atual o Pedro Bouça chamou NOVA GOODY e eu por oposição chamo à anterior Velha Goody.

Sem dúvida que temos hoje gregos e troianos, uns a gostar de umas coisas e outros de outras. Mas nenhum diz agora que a maioria das histórias não tem qualidade (por oposto a antes a que poucas tinham).

Da Velha Goody, sobraram  o que tinha de melhor (para alguns, já se sabe): autores como Casty (novo) e Scarpa (clássico) ou séries como Pateta Repórter e DoubleDuck.

E novas séries surgiram como Fantomius. Personagens antigos foram apresentados (Codino) ou resgatados (Tico e Teco, Lobão e Lobinho, Três Porquinhos, Sete Anões) em boas histórias. Novas personagens em boas histórias apareceram como Tia Nena ou Piadolas.

E mais importante há poucas histórias más nas revistas. Algumas revistas são de excelente qualidade a nível mundial. O Especial Natal 13 de 2014 está melhor cotado no inducks que qualquer icónica revista brasileira da série Disney Natal de Ouro ou Natal Disney de Ouro da Abril. A Minnie 9 (uma série que muitos não gostavam pela má qualidade das BDs) tornou-se numa das mais cotadas… E por aí fora…

Amigos, está na altura de chamarmos de volta todos os cuja paciência terminou. As revistas que queriam estão finalmente nas bancas. Passem a palavra. Temos de mostrar que estão finalmente no bom caminho e isso qualquer empresa só entende com as vendas. Mostrem as novas revistas a quem desistiu. De certeza que vão querer voltar!

A NOVA GOODY surgiu a 29 de outubro de 2014. Continuem assim para podermos festejar 1 ano de NOVA GOODY em 2015 🙂

Anúncios

2 thoughts on “2 anos BD Disney Goody

  1. «O dia de nascimento de Disney foi a data escolhida pela Goody para trazer de volta a BD Disney a Portugal» – hum… Eu lembro-me de comprar a DISNEY COMIX Nº 1 no dia 2/12/2012, e não no dia 5/2/2012. :\

    Gostar

Comenta aí...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s