Mickey 1

mickey1Fui lá para o fundo do baú procurar a primeira revista Disney publicada em Portugal pela Morumbi (Abril em Portugal).

Foi o Mickey 1 e publica em português de Portugal as mesmas histórias que saíram na brasileira Mickey 327 e mais algumas.

Então não se pode dizer que a escolha de histórias foi especial devido à estreia em Portugal. O conteúdo desta primeira Disney da Morumbi dependia apenas do que tinha saído naquela revista brasileira.

E então? Os portugueses tiveram sorte?

Uma coisa que é específico desta revista é a capa, desenhada certamente por algum ilustrador brasileiro. Não sei se foi reutilizada (no inducks parece que não) para alguma revista brasileira depois… Mas para os que gostam de capas originais, fica a dica. Acho-a bonita e eficaz mas alguém sabe explicar o porquê do gorro???

Mas vamos lá às histórias com mais de 1 página de 1953 a 1977.

BOM+
mickey327– Em Busca do Selo da Fortuna (W WDC 194-09P): adoro esta história de Carl Fallberg e Paul Murry. Não será uma superhipermegaobrigatória claro mas é muito boa. Mistério que baste, destinos exóticos, Mickey e Pateta bem escritos. Saudades!

BOAS HISTÓRIAS
– Intelijumência (W DD 62-05): esta história de Paul Murry parece muito simples muito simples mas esse é o seu trunfo!
– A cidade-fantasma (D 4157): uma história com argumento dinamarquês e arte espanhola que funciona bem. Mickey e Pateta a descobrir um mistério numa cidade fantasma…
– Adivinhe Quem Vem Jantar (S 68144): Dick Kinney com Tony Strobl num código S que mistura Tio Patinhas, Donald, Peninha, Urtigão e Cão. Preparados para o pior? A história sobrevive bem ao vosso preconceito 😉

MÉDIO
Patrulha Urso (W BB 2-03): Irmãos Metralhas e Metralhinhas por Vic Lockman e Tony Strobl. Não fica na História mas lê-se bem!

MÉDIO – (é menos não travessão)
– Pluto vai à escola (W MM 33-05): Paul Murry tem obras muito melhores!!!

A SÉRIO??? PORQUÊ???
– Ama-Seca Aérea (W WDC 264-05): história menor do Professor Ludovico em que ele tem de ficar a tomar conta de uma criança a pedido da Margarida… 😛 Mas deve ter agrado a alguém no Brasil que foi publicada 4 vezes (fãs de Tony Strobl?) e ainda fizeram lá um remake da BD.

Vamos resumir:

O BOM
– primeira revista Disney da Morumbi (para quem se interessa por marcos históricos)
– capa provavelmente exclusiva (para quem goste)
– 
1 história boa+
– 3 histórias boas
– 1 história média (não é bom mas…)
– 3 histórias de Paul Murry (para quem goste)
– 3 histórias de Tony Strobl (para quem goste)

O MAU
– 1 história má e outra médio menos
– qualquer item do grupo anterior caso não goste (exemplo: Tony Strobl, etc)

VEREDITO FINAL
Comprar
O conteúdo não é de obra-prima mas a média é boa!!! E o valor histórico torna-a quase obrigatória (a menos que não ligues a isso).

Amigos brasileiros que queiram comentar histórias individuais, no Brasil:
– Em Busca Do Selo Da Fortuna saiu em Mickey 140, 327, 480 e As Grandes Aventuras do Mickey
– Ama-Seca Aérea saiu em Pato Donald 590, Mickey 327, Peninha (1a. Série) 9 e Tio Patinhas 309
– Pluto vai à escola saiu em Almanaque Disney 10, Edição Extra 164, Seleção Disney 43, Mickey 579 e Almanaque do Pluto (2a. Série) 2
– Patrulha Urso saiu em Pato Donald 756, Disney Especial 5 – Os Terríveis e Mickey 327
– Intelijumência saiu em Pato Donald 406, Disney Especial 30 – Os Cientistas, Disney Especial Reedição 26 – Os Cientistas e Coleção Disney Série Zôo 1
– A cidade-fantasma saiu em Mickey 327 e Aventuras Disney 5
– Adivinhe quem vem jantar saiu em Pato Donald 914, Mickey 327, Almanaque do Tio Patinhas (1a. Série) 1 e Zé Carioca 2389

Capa rapinada daqui.

Anúncios

3 thoughts on “Mickey 1

  1. As revistas de bd DISNEY portuguesas dos anos 80, no geral, apesar de terem MUITO maior variedade de proveniências de histórias de bd DISNEY que as actuais, tinham uma coisa bem chata: as histórias de bd DISNEY que saíam nas edições de bd DISNEY portugueses eram as mesmas que que já tinham saído nas congéneres brasileiras, mas isso era o menos mau (só houve independência na escolha de histórias de bd DISNEY em Portugal [tirando os álbuns da EDINTER, claro], salvo erro, com a aparição da HIPER DISNEY) – convém lembrar que a GOODY PORTUGAL faz o mesmo com a DISNEY BIG (Não digo que de vez em quando uma edição de bd DISNEY de um país não seja a cópia exacta de outra noutro país, desde que não se exagere!) – o pior é que o pessoal da altura da MORUMBI/ABRIL PORTUGAL não traduziam as histórias do português do Brasil para o português de Portugal, tornando as falas das personagens abrasileiradas nas edições portuguesas (lol)! 😛

    Gostar

    1. Tiago – talvez não me tenha explicado bem. A revista Mickey 327 brasileira (na qual se baseou a portuguesa 1) nunca foi distribuída em Portugal. A partir desse número nunca mais nenhum Mickey brasileiro cá chegou. Dizer que as revistas portuguesas eram iguais às brasileiras que tinham sido distribuídas em Portugal anteriormente não é verdade. Eram sim muito similares às brasileiras que nunca mais chegaram a Portugal (a editora era a mesma, não fazia sentido o contrário). Mas não eram exatamente iguais. Por exemplo o Mickey 1 tem todas as histórias do 327 brasileiro e mais algumas BDs que essa não tem como eu já tinha dito. A ideia era ter revistas Disney em português de Portugal e aumentar com isso as vendas das revistas. É verdade que as primeiras tinham muitos termos e expressões brasileiras ainda, mas isso foi sendo corrigido. As revistas começaram a ser diferentes das brasileiras à medida que a Abril ia vendendo a sua parte da empresa (primeiro Abril/Controljornal) até sair de vez de Portugal (fase Edimpresa, já sem Abril).

      Gostar

Comenta aí...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s