Disney Big 5

big5capa_1Adorei esta capa do Corrado Mastantuono. Das capas anunciadas para este mês deve ser a minha preferida mas depois se vê o que vou dizer quando falarmos das melhores capas de agosto.

Já sei já sei!!! Esta revista saiu na véspera de agosto mas aqui no blogue entra no mês de agosto para coincidir com o que diz na capa e tudo!!!

Ainda não tinha escrito sobre esta revista porque estava chateado por ter repetido uma história. Às vezes a Goody faz substituição (e nesta revista até substituiu 2 da revista italiana) mas aqui deixou uma por fazer. Uma coisa é republicar material que já saiu há algum tempo mas coisas que saíram há pouco tempo????? Acho mal e que me estão a vender gato por lebre e a ir ao bolso. Se pago por todas as 512 páginas que não me impinjam com material repetido que comprei à editora há menos de 1 ano!!! Ainda por cima a história repetidas não vale nada. Nunca a quereria ter repetida!!!

Então vou pedir uma coisa à Goody!!! Às vezes substituem as histórias outras vezes não, portanto vamos assumir que podem não ser substituídas. Quando forem publicar uma BD vejam se já saiu numa Disney Big italiana. Se saiu, NÃO publiquem. Fica para quando publicarem essa Disney Big assunto arrumado!!!

Este número italiano não é grande coisa. Como já disse há uns muito melhores que outros e basta ver que o site Papersera só deu 2 estrelas à última por exemplo. Sim porque de melhores histórias de sempre só tem o título.

Ninguém sabe o que passa na cabeça da Goody quando escolhe os volumes que vai publicar cá. Em Itália isto é mensal e aqui trimestral. Em Itália vai no 75 e aqui no 5. Não vai acabar o material tão cedo, Goody!!! E mesmo que um dia acabe podem ser vocês a inventar o que sai dentro da revista!!! Então e se escolhessem as melhores revistas? É que não dá mesmo para perceber, não é pela qualidade do material, não é por ordem cronológica: primeiro o 22, segundo o 1, terceiro o 18, quarto o 31 e agora o 60. Escolhem pelas capas que mais vos agradam???

Como todos sabem o inducks português está muito faltoso. Talvez falte mais coisas com que tem. Acho muito arriscado andarem no índice a dizerem se já saiu ou não em Portugal… Ah estive a ver e não dizem que é inédito. Melhor assim, fica não-dito. É a famosa omissão, talvez tenha saído talvez não!

Mas vamos às histórias de 1963 a 2008.

BOAS HISTÓRIAS
– Mickey e o espelho do tempo (I TL  650-B): a única vantagem da Goody ter publicado uma má história na Hiper 12 chamada As Vendas Instáveis e outra má história na Disney Comix 52 chamada O Espelho Conselheiro é que não as publicou agora e substituiu essas 2 BDs (que estavam na Big #60 italiana) por esta do mestre Guido Martina. É velhinha mas é a melhor da revista.
– Os Contos de Edgar Allan Rato: O escaravelho de Ouro (I TL 2061-1): a mais interessante das 4 BDs.

MÉDIO +
– As primeiras 3 histórias de Edgar Allan Rato (I TL 1949-A, I TL 2013-1, I TL 2033-3): A série não é nenhuma obra-prima mas a homenagem é interessante que baste. E o facto de estar tudo no mesmo sítio é bom.
– Donald & Peninha e o insufável catastrófico (I TL 2182-1): esta  está lá para o final de volume depois de estarmos enterrados em muito lixo conseguimos emergir e respirar. Obrigado Enrico Faccini.

A SÉRIO??? PORQUÊ???
– Donald e a bicicleta de Karkarà (I TL 2753-4): mais uma história de cacaracá: Nem todas as BDs escritas pelo mestre Rodolfo Cimino são impagáveis e esta é um bom exemplo!!! Espreme-se e não sai nada! Só gosto que esta história exista porque teve consequência a capa desta revista.
– Donald e o biciclinador experimental (I TL  371-A):já tinha lido esta desgraça na Hiper 8 e não tinha gostado. Não deve ser por acaso que o argumentista ainda não assumiu que a escreveu….
– Tio Patinhas e a volta a Patópolis (I TL 1957-D): mais uma história de segunda linha. A arte é do estúdio espanhol ComicUp. Já tinha sido publicada em Portugal pela editora anterior.
– Pateta e a escada para reparar (I TL 2553-3): Esta é daquelas que se tem vontade de arrancar e colocar na lareira de tão mau argumento e arte – a Goody enganou-se nos créditos, os desenhos horrorosos são de Marco Pavone.
– Gilberto e o mágico génio dos Patetas (I TL 2161-2): tinha saudades de ler boas histórias com o Gilberto. Continuei com saudades!
– Margarida e a poupança mobiliária ( I TL 2757-4): e pensar que a BD mais recente da revista é esta coiseca!!!
– Tio Patinhas e a pedra de Quackos (I TL 2192-5): e depois de Guido Martina e de Edgar Allan Poe lá se baixa outra vez o nível.
– Superpateta e a terrível rocha púrpura (I TL 2381-4): nem a arte de Paolo Mottura salvou esta história com argumento finalizado à pressa… Esta já tinha sido publicada num Disney Especial da anterior editora.
– Donald e a palavra mágica (I TL 1147-A): mais uma que fazíamos bem em arrancar e colocar para reciclar para o bem do planeta.
– Patolfo e a lógica do arrendamento ( I TL 2214-4): outro verdadeiro terror desta vez com Patolfo!!!
– Donald, Gastão e a lua no poço (I TL 2520-3): esta história do Cimino é pior do que a outra!!! No índice os créditos estão uma confusão: não liguem à primeira linha que está errada. Já tinha saído em Portugal no Pato Donald (2.ª série) #130 da Edimpresa.
– Os E.M. “terror” de Patópolis (I TL 1194-B): há tantas histórias de Siegel melhores que esta!!!
– Donald e as lições dos objetos usados (I TL 2398-5): os sobrinhos do Donald riram no fim, eu não!!!

O BOM
– 2 histórias boas
– num só livro toda a série do Edgar Allan Rato
– 4 história médias + (ok não é bom mas…)
– tem uma boa do Guido Martina

O MAU
– 1 história já publicada pela Goody
– algumas histórias horríveis
– muitas histórias más
– nenhuma história obrigatória

VEREDITO FINAL
Depende
A Disney Big é a revista dos P/Ratos mais cara da Goody e esta não tem nenhuma história obrigatória.
Para os colecionadores de boas histórias do Guido Martina, tem uma. Para os colecionadores de séries tem uma completa.
Há muitas histórias más (uma delas que até já deves ter da Goody, alguma das outras já saíram na antiga editora), depende se queres poupar o dinheiro ou se por ter algumas boas já achas que vale a pena.

Para os amigos brasileiros que queiram opinar histórias individuais, no Brasil:
– Uma volta por Patópolis saiu em Tio Patinhas 352
– Edgar Allan Rato saiu em Clássicos da Literatura Disney 25
– O primo Patola saiu em Pato Donald 2159
– A lua no poço saiu em Tio Patinhas 479
– Os escoteiros encrenqueiros saiu no Almanaque Disney 110 e Disney Especial 170
– A perseguição ao usado saiu no Tio Patinhas 469 e Mega Disney 5.
– as outras parece que não saíram no Brasil

Anúncios

2 thoughts on “Disney Big 5

  1. Eu acho que o DONALD E O BICICLINADOR EXPERIMENTAL é uma boa história de bd DISNEY, só peca por a repetirem outra vez! 😛

    Gostar

Comenta aí...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s