Disney Especial: Detetives

EspecialDetComo eu já disse a revista Disney Especial da Goody não é numerada mas o código de barras não esconde que esta é a 10.ª!!! Deve ser para poderem sempre escrever na capa que a revista é NOVA ou alguma estratégia marketeira que ache que há quem não compre revistas Disney se forem numeradas – estavam desgraçados porque todas as outras revistas Disney da Goody têm números!!!

A capa dessa é do Andrea Freccero e é fresquinha. Saiu em abril na Le più belle storie Disney No. 8. Informação exclusiva porque no Inducks parece que ninguém gosta de indexar as capas das revistas portuguesas.

Mas não achem que vão encontrar nenhuma história com o Mickey a fazer de Sherlock Holmes e o Pateta de Watson. É liberdade artística!

Julho é o primeiro mês que tem duas Disney Especiais e eu estava mais entusiasmado com essa do que com a de Verão. Vamos lá a ver o que encontrei!!!

As histórias saíram entre 2000 e 2014.

BOAS HISTÓRIAS
– Mickey e o mistério de Poseidon (I TL 2384-1): não vai entrar para a História nem nunca ser obrigatória em nenhuma coleção mas é boazita e desenhada pelo mestre Cavazzano. Mas há melhores histórias Disney quando se pensa em procuras de tesouros escondidos…
– Mickey e o inquérito à celuloide (I TL 2314-6): gostei desta ambientada nos anos 20. E que ousadia amputarem as orelhas à Minnie. Bem não é bem a Minnie Mouse mas sim a Minnie O’Mice. E ficou bem sem orelhas, com cabelo da cor do do Super-Homem e o caracolito mais acima do que o do homem de aço 😀 A história não é perfeita e detestei o Horácio entrar ali no fim à força mas lê-se com agrado.
– Mickey e o mistério pop (I TL 2543-1): a revista encerra bem. Argumento de Casty e arte de Massimo De Vita. Não é a melhor do duo mas está-se bem. Achei mal empregue a sátira da tradução aos Buraka Som Sistema porque podiam arranjar uma banda com mais semelhanças à utilizada mas naquela… A do Tony Carreira esteve melhor!

A SÉRIO??? PORQUÊ???
– A P.I.A. e o rally de Montecarola (I TL 2555-7):A segunda história é logo desta categoria para não nos dar grandes ilusões. Apesar de existirem boas história da série do Agente Qua Qua 7, a Goody traz-nos sempre os horrores 😛 E digam lá se não se descobria logo quem era o/a sabotador/a?
– Comissário Joca e a investigação sem distintivo (I TL 2715-6): com uma temática Disney tão rica (é detetives forgodaceique) só a Goody é que se ia lembrar de meter na revista o Comissário Joca e achar que era uma coqueluche tão grande que valia a pena fazer preview desta história na Disney Especial anterior. F*cking unbelieving!!! Mas apaguei tudo isto da minha cabeça e comecei a ler sem preconceitos. Antes a tivesse saltado!!!
– Tio Patinhas e o mistério de anticítera (I TL 2392-5): começa mal mas parece se tornar interessante quando está prestes a iniciar uma aventura arqueológica que nunca mais começa nunca mais começa começou e já acabou agora o Pardal faz uma invenção e o final parece que é para rir. A sério??? É preciso paciência!!!
– Donald, Peninha e as falsas marcas (I TL 2807-4): ainda agora me livrei de uma má história do agente Qua Qua 7 e já vem outra. Argh! 😛 Respira e não atires o livro pelo ar. Podes amolgar as páginas da primeira ou última história e isso dá pena.
– Clarabela e o detetive em casa (I TL 2596-2): a arte promete mas nem sempre cumpre. E o argumentista acha que a Clarabela é uma vaca unidimensional. Merecia melhor, coitada!
– Superpato e o mistério da E.D.M. (I TL 3034-2): é bem recente, saiu em janeiro em Itália. E é o Superpato! Mas… é óbvio desde o início quem é o sabotador. Meter luta livre à pressão na história foi naquela e as piadas às armas musicais com raios loop e anti-batidas por minuto… Esta história ainda me vai dar pesadelos!!!
– Tio Patinhas e o mistério dos olhos amarelos (I TL 2784-7): Detetives? Onde? Se na outra do Tio Patinhas já a seleção deixava a desejar nesta é pior. E a história também ainda é pior. E aquele sinal a apontar para a ilha no final? Que grafismo é aquele???
– Ranfrei e a maga dos detetives (I TL 3034-5): O Ranfrei e a Maga foram passear, a Maga mudou de penteado e eu quase atirei a revista pelo ar 😛

Resumindo isto tudo:

O BOM
– tem 3 histórias boazitas
– tem Casty, Cavazzano e Massimo De Vita

O MAU
– o resto, o que é muito porque a revista tem 320 páginas

VEREDITO FINAL
Depende
Se colecionas histórias de Casty, Cavazzano e Massimo de Vita, estamos conversados.
Se só colecionas histórias deles que não sejam más, também estamos conversados pois são boas.
Se nada disso te interessa e só queres boas histórias tens 3 em 11 e a maioria das outras são intragáveis!!! Resta saber se 3 em 11 é ou nã aceitável para as tuas despesas com BD Disney.
E esquece lá isso do tema Detetives se gostas muito disso porque nem sempre assim é.

Para os amigos brasileiros que quiserem comentar histórias individuais:
– Mickey e o mistério do Poseidon: saiu no Brasil em No Fundo do Mar 1
– as outras parece que não saíram no Brasil

Capa rapinada daqui.

Anúncios

Comenta aí...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s