Real Life 4

K_Reallife4Também não irei falar muito de Real Life no futuro. Ou se coleciona a série ou não. Não faz sentido comprar só alguns números. A revista portuguesa republica cronologicamente (muito bem!) o mesmo que está a sair na Itália.

Aqui a decisão da Goody foi apenas de publicar a série. Não faz seleção das histórias (e ainda bem) porque elas têm continuação de umas para as outras.

É uma revista para um público mais velho que as habituais revistas Disney. Pode agradar às crianças, mas é mais para as jovens. Se os jovens fossem rapazes (tipo a maioria das revistas de super-heróis) não havia olhos de desdém da parte dos adultos. Mas como é para raparigas, pode-se bater, sim? Não!

Vamos já falar do elefante no meio da sala. Sim, os textos editoriais da revista (testes e assim) são completamente parvos e consequência dos tempos em que vivemos há tanto tempo (há décadas que as revistas cor-de-rosa apostam neles). Mas são poucas páginas. Quase toda a revista é de banda desenhada.

Na BD há coisas só de raparigas? Mal seria que a Disney não tentasse colocar na revista o que interessa às pessoas para quem faz a BD. Há adolescentes enamorados e o dia-a-dia escolar. E como as 3 protagonistas são raparigas vê-se mais pelos olhos delas, um olhar mais feminino.

A arte é muito interessante e não se cai em estereótipos. As 3 raparigas são muito diferentes mas não se cai em erros da personagem A representar o tipo X e comporta-se sempre da forma H. Elas têm profundidade (o que não se encontra na frívola BD da Violetta).

Há também um mistério que dá um ar sobrenatural à história. Quem será aquele rapaz que parece ter uns poderes estranhos?

Não faz sentido é começar a ler isto a meio. Quem estiver interessado em ler deve tentar fazê-lo por ordem. Quem não conseguir há um site dedicado à revista que tem muito material.

Vamos lá então:

O BOM
– formato grandito
– bom papel
– arte
– personagens bem construídas e complexas
– preço: apenas €2,90 (quando comparado com Violetta, Carros e Club Penguin)
– tem um site dedicado (para quem goste)

NEM BOM NEM MAU MAS RELEVANTE
– a história pode estar bem construída mas pode não interessar a meninos, rapazes e adultos.

O MAU
– os artigos são parvos (mas quase não ocupam espaço)

VEREDITO FINAL
Depende.
Não faz sentido falar de números individuais. Ou compra-se a série ou não.
Se és rapariga, lê no veredito Comprar. Não é que seja nada que entre para a História da BD mas as personagens são interessantes.
Para os outros o possível problema é se gostam ou não do tema da série. É bastante diferente dos temas dos patos e ratos. Mas aí têm que experimentar. Podem ler um terço do #1 em www.disney.pt/real-life.

Capa rapinada daqui.

Anúncios

2 thoughts on “Real Life 4

  1. Quando soube do número 1 comprei logo!
    Acho que foi mais o facto da publicidade no Disney Channel e no site no blog oficial da real life.
    Mas gostei e continuo a comprar pois o facto de querer saber quem é ele?, o que faz? nos faz comprar sempre a próxima edição no hábito de descobrir!

    Gostar

Comenta aí...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s