Disney Comix 85

capacomix85Esta é a primeira Disney Comix após a revista ter recebido o Troféu Central Comics da melhor publicação periódica.

Isso pode ter como consequência que haja mais gente com vontade de ver o que se passa ali dentro.

O que estará dentro da quinta capa estival seguida? 😛

Vamos ser justos. A Goody não podia adivinhar que ia receber o troféu e de certeza que também não programou um número brilhante just in case.

A editora pode ser acusada de não publicar boas histórias nas revistas Disney nem quando investe uns eurinhos em campanhas publicitárias nelas mas que não seja acusada de ser vidente.

Nos últimos tempos a Disney Comix não tem estado à altura. Mesmo assim o n.º 84 não era horrível: não tinha nenhum mestre Disney mas tinha 2 nomes famosos Casty e Faccini, apesar de as histórias não serem nada de jeito. E tinha uma BD com uma excelente arte de Comboni: só foi pena não existir um argumento brilhante.

E o n.º 85? Tem séries excitantes? Histórias de nos deixar a salivar por mais?  A resposta curta é não! E como isso é o habitual na Disney Comix posso dizer que é um número honesto que diz “Queres saber como é a revista que ganhou o Troféu? Anda ver! Mas depois não te queixes…” 😀

As histórias com mais de 1 página foram publicadas entre 2006 e 2010.

MÉDIO – (é menos não travessão)
sassi– Mickey, Comissário Joca e Rock Sassi em: Infiltrado especial (I TL 2782-1): Vou contar a minha desilusão-ilusão-desilusão em 3 atos. Desiludido quando vi que era uma história com Comissário Joca e Rock Sassi mas pensei que tinha de dar uma oportunidade. Vi que era do Tito Faraci e desenhada por Giorgio Cavazzano e me iludi que ia ser bom. Terminei e o veredito foi que ficou muito longe do trabalho médio desses dois. Esta tinha uma capa da autoria do Corrado Mastantuono que está aqui ao lado. Menos uma que vai ser usada cá.
– Donald e a figura perfeita (I TL 2834-3): história chata que só não vai para a outra categoria porque Francesco Guerrini arrojou-se na inovação gráfica. Mas nem sempre me agradou. As figuras de proa estarem sempre em todas as páginas é cansativo.

A SÉRIO??? PORQUÊ???
– Não sejas índio, Donald Menino (I TL 2627-3): primeira história da revista apenas com 6 páginas. Começa logo a encher chouriços!
– Pluto e as férias caninas (I TL 2641-3): tão horrível que quem escolheu esta devia ser obrigado a pagar aos leitores um reembolso.
– Maga Patalójika e a pena azarenta (I TL 2619-2): nem a aparição do Superpato salva isto.
– Policial a duas rodas – Conheço um atalho que… (I TL 2862-3): mais uma intragável história da série Policial a Duas Rodas que nem a presença de Luciano Gatto salva.
– Professor Pardal e o cabeleireiro eletrónico (I TL 2640-6): lá precisavam de uma coisita que coubesse em 16 páginas… Podia ir para a Minnie que tem muitas páginas e fica sempre bem lá falar de penteados femininos 😀

O BOM
– infelizmente nada a assinalar
– tem Cavazzano: mas a história não lhe está à altura

O MAU
– tem 3 histórias que são intragáveis!!!
– tem outras 2 que também não são nada que interesse.

VEREDITO FINAL
Depende.

Esta é para os colecionadores da obra completa do Giorgio Cavazzano ou os que querem comprar toda a BD Disney. Mas desconfio que muitos arrumarão a revista sem a ler a maioria das páginas.
Para todos os outros, poupem o dinheiro para a Hiper 20 que vai ter DoubleDuck.

Amigos brasileiros que queiram comentar histórias inidividuais:
– acho que nenhum saiu no Brasil.

Capas rapinadas daqui e daqui.

Anúncios

2 thoughts on “Disney Comix 85

  1. Não conheço o material português, mas do pouco que vejo divulgado por aí, não são melhores do que os brasileiros. Aliás, não sei se é justo haver comparação desse tipo, pois soa como uma espécie de competição, quando não deve ser isso. Falta saber porque continuam investindo em HQs “X” se há o teor das “Y” que é bem melhor.

    Difícil uma BD do Cavazzano ser ruim. Ela não poder muito boa, mas não chega a ser ruim. Em geral, prefiro ele com os patos do que com os ratos.

    Abraços.

    Abraços.

    Gostar

Comenta aí...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s