Os Clássicos da BD 2: Pato Donald

cbd2Regresso ao baú e aos Clássicos da Banda Desenhada. Os da Disney só foram 4 e assim ficam com opinião sobre metade deles.

O #2 é do Pato Donald. A estrutura é igual à do Tio Patinhas: 8 páginas com vários artigos sobre quem é o Donald, o estilo da arte, o universo do pato Donald, apontamentos sobre as histórias do volume e também sobre outras histórias importantes.

Será esta também uma revista imperdível?

Vamos então ver as histórias de 1949 a 1987.

OMG! OMG! OMG! DE CHORAR POR MAIS
– Donald e o Fetiche (W OS 238-02): Uma das excelentes histórias de Carl Barks onde explora o vodu com os Zumba e Foola Zoola (a que Don Rosa voltaria). Obrigatória! Quem tem a revista Pato Donald – Edição Especial de Aniversário 50 anos (1985), também tem lá a história.
– Donald e o Mistério dos Incas (W OS 223-02): Esta é uma daquelas do Barks que um colecionador Disney não descansa até ter! Muito mais que obrigatória!!! Quem tem a revista Pato Donald – Edição Especial de Aniversário 50 anos ou a Pato Donald – Edição Especial de Aniversário 65 anos, também tem lá a história. Rosa também regressa aqui.
– Donald e o Tesouro dos Vikings (W OS 256-02): Outra história obrigatória de Barks, cheia de aventuras e com o Gastão a ser bem utilizado.

BOM+
– Donald Agente do FBI (I TL 285-B ): Muito antes de DoubleDuck, Romano Scarpa brinca com uma confusão em que Donald acha que se tornou um agente do FBI. Grande caraterização de Donald!
– Donald e a Casa Electrónica (I TL 1503-C): Massimo De Vita desenha magistralmente a confusão inventada por Giorgio Pezzin.
– Donald e o Insólito Remake (I TL 1672-B): Giorgio Cavazzano faz uma homenagem à história de 1935 Editor-in-Grief de Floyd Gottfredson, Ted Osborne e Ted Thwaites (YM 026). Impecável!

Vamos lá então sistematizar isto:

O BOM
– Tem 3 histórias obrigatórias
– Tem outras 3 muito boas
– Dimensões ligeiramente maiores que as revistas habituais da Disney portuguesas
– Bons textos introdutórios

O MAU
– Nada a referir

VEREDITO
Comprar!
Aqui o difícil é encontrá-la. Procurem em alfarrabistas e feiras, sem descanso porque como viram é daquelas que é para ter. Sempre que alguém a vir à venda comente aí. Vamos todos ajudar!

Para os amigos brasileiros que queiram comentar as histórias individuais:
– Donald na África (=Donald e o Fetiche): saiu em Mickey 8, Pato Donald Especial de Aniversário 1, O Pato Donald 2022, O Melhor da Disney 11 – As Obras Completas de Carl Barks Volume 11 e Disney Jumbo 1
– Perdidos nos Andes (=Donald e o Mistério dos Incas): saiu em O Pato Donald 128 e 129, Mickey 60, Tio Patinhas 49, Pato Donald Especial de Aniversário 1, O Pato Donald 2158, O Melhor da Disney 12 – As Obras Completas de Carl Barks Volume 12 e Disney Big 5
– O felizardo do Polo Norte/Rumo ao Polo (=Donald e o Tesouro dos Vikings): saiu em Mickey 13, Tio Patinhas 39, Pato Donald Especial (Capa Dura),  Viva Donald! 1, O Melhor da Disney 11 – As Obras Completas de Carl Barks Volume 11 e Disney Big 8
– Velhos tempos (=Donald e o insólito remake): saiu em Grande Almanaque de Férias/Natal 11
– as outras parece que não saíram no Brasil

Capa rapinada daqui.

Anúncios

2 thoughts on “Os Clássicos da BD 2: Pato Donald

  1. «Edição Especial de Aniversário 50 anos (1985), também tem lá a história.» – não me lembro dessa história de bd DISNEY n’OS CLÁSSICOS DA BD Nº 2: PATO DONALD (que se pode obter da mesma maneira que OS CLÁSSICOS DA BD Nº 22: TIO PATINHAS). >:S

    Gostar

Comenta aí...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s