Peninha 50 Anos

Peninha50anos c01Este mês sai um especial dedicado aos 50 anos do Peninha no Brasil no mesmo mês em que a Brigite faz 54 anos como falei aqui.

O hype está em alta! O Peninha sempre gozou de uma grande popularidade no Brasil. E em Portugal também.

No entanto nunca a popularidade o fez ter a sua própria revista no Brasil (NE: asneira retificada nos comentários), excetuando  as 3 séries de Almanaques do Peninha que no total não ultrapassaram os 15 números.
Peninha50anosInd1Isto é meio estranho porque personagens muito menos populares tiveram revistas com relativo sucesso. Existe também um fenómeno de culto relacionado com o personagem sendo por vários leitores preferido à tríade (quarteto?) de personagens mais famosos na BD Disney – Mickey, Donald e Tio Patinhas (e Pateta?).

A Goody tem publicado em Portugal várias histórias do ou com o Peninha. E a Itália é o país que mais histórias do Peninha fez.

Peninha50anosInd2Às 6 histórias americanas acrescentaram 10 italianas como podem ver no sumário.

O segundo país que inventou mais histórias foi o Brasil. À fase brasileira a Abril chamou A Era de Ouro e estão neste volume de 308 páginas nada mais nada menos que 15 BDs brasileiras. Assim teremos a Glória, o Biquinho, o Morcego Vermelho, o Pena das Selvas, o Pena Submarino, o Pena Kid (pelo menos está na capa) e muitas outras versões do Peninha.

Uma coisa muito curiosa foi que houve o cuidado de escolher histórias inéditas (1 americana e 5 italianas) ou que tivessem sido publicadas poucas ou uma única vez.

Peninha50anos c04A seleção de histórias foi feita pelo Paulo Maffia e de certeza que isso tranquiliza os fãs.

Paulo – podias selecionar umas cá para editora portuguesa 😀

Fica aqui o apelo aos amigos brasileiros que lerem a revista que nos digam o que acharam de melhor. Comentem aí!!!

Já aos amigos portugueses aconselha-se técnicas de relaxamento porque a publicação exclusiva de histórias italianas da Goody impede a existência deste tipo de publicações.

Aos que conseguirem deitar a mão a este misto de histórias clássicas e raras num volume em capa dura não vejo razão para hesitar. Até porque se não estiver à altura do hype os amigos brasileiros também comentarão aqui!!!

A capa e sumário foi rapinado daqui.

Anúncios

5 thoughts on “Peninha 50 Anos

  1. Em geral, não tenho ligado muito para essas revistas mensais que chamamos de de “temáticas” aqui no Brasil, mas às vezes a editora consegue nos fascinar com um título muito bom e de aproveitamento histórico. Essa do Peninha é um bom exemplo. Deveria sair aí também. O conteúdo não tem ficar melhor do que já está.

    Gostar

Comenta aí...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s