Disney Gooolo

disneygoooloFiz aqui o desafio aos leitores deste blogue para participarem com textos com opiniões de revistas Disney e 7 dias depois publico a primeira escrita por TIAGO CARDOSO.

Sempre que aqui publicar um texto de um colaborador isso não significa que concorde com tudo o que é escrito. Mas isso não é nenhum problema porque é bom ter opiniões diferentes e posso sempre depois dizer algo nos comentários. Rapinei a capa daqui.

Tiago, agora és tu:

Olá, malta! Como vos estão a correr as férias? Bem? E as minhas? Ainda não digo nada, só começaram à pouco tempo (lol)! B-P

Neste texto reflicto a minha opinião acerca da DISNEY GOOOLO, uma publicação de bd DISNEY portuguesa, publicada pela GOODY PORTUGAL, com 3 histórias de bd DISNEY (todas elas italianas; mas quando é que a filial portuguesa da GOODY aposta em histórias de bd DISNEY não-italianas? Mas enfim, isso questão discute-se depois…), lançada no início do XX Campeonato Mundial de Selecções de Futebol de 11 Masculino Seniores, ainda a decorrer no Brasil com este texto a ser trabalho, e referente a isso. 🙂

Bom, vou dar agora a minha opinião acerca da DISNEY GOOOLO que tem, a meu ver, 3 histórias de bd DISNEY: 1 má, 1 mais ou menos e 1 boa. Começarei a comentar as histórias por ordem crescente de qualidade (não conto como história aquele passatempo). 😉

A história má é a 2º história, MARGARIDA EM… TODAS EM CAMPO, MENINAS, com argumento de Valentina Camerini e desenho de Alessandro Pastrovicchio. Dizer só que a história é má é até um elogio à história: a meu ver, até virem outras 5 iguais ou piores, esta história está seguramente no top 5 das piores histórias de bd DISNEY normal («Patos», «Ratos» e «Papagaios» [Universo do Zé Carioca] e «Animais do Bosque» [ex.: Lobão, Tico e Teco e Quincas]) publicadas pela GOODY PORTUGAL! Vou escrever porquê, e perdão se não me controlei neste parágrafo com as críticas! O argumento não tem pés nem cabeça, tem um humor extremamente rasca, e é estupidamente estereotipado – é inconcebível nos tempos que correm personagens femininas serem tão ignorantes no futebol ao ponto da Brigite nem sequer se lembrar o nome do desporto (!), e essas personagens, ao organizarem o evento pela qual se propuserem, transformarem o Campeonato de Futebol de Patópolis numa autêntica pândega (bem que o Pato Donald tinha razão!) sem lógica! Gosto do humor nonsense da bd DISNEY, especialmente da italiana, mas isto não é humor, isto até é uma ofensa para as mulheres (e olhem que gosto do politicamente incorrecto!) – mesmo que a história tenha sido (supostamente!) escrita por uma mulher! Se o argumento é mau, o que dizer da arte, então?! Será que foi mesmo o Alessandro Pastrovicchio a desenhar a história?! Se foi, espero que esta história tenha sido desenhada no início da sua carreira, pois senão, ou ele está a desaprender a desenhar (ou já desaprendeu a desenhar!), ou anda a imitar mal e porcamente o colega Donald Sofritti – mas este tem o seu próprio estilo, e até desenha bem! Para quem viu a excelente arte n’OS MÁGICOS DE MICKEY (NE: nos comentários abaixo está desfeita a confusão entre os manos Pastrovicchio), por exemplo, e vê agora esta história, chega a ser deprimente, e peço que o Alessandro, caso seja o traço dele actual, volte a desenhar como antigamente (atenção, isto caso seja já o traço actual dele)! Vá, nem tudo é mau: gostei do Tio Patinhas rude, cínico e algo maquiavélico, considerado o típico Tio Patinhas italiano, fazendo lembrar o Tio Patinhas das histórias de bd DISNEY escritas pelo Guido Martina, por exemplo. >:P

A história mais ou menos é a 1º história: DONALD E O MISTÉRIO DO CAMPEONATO DO MUNDO, dividido em 4 capítulos: EPISÓDIO 1: O ENTUSIASMO ENERGÉTICO (argumento de Ricardo Pesce e Stefano Ambrosio e arte de Fabio Pochet), EPISÓDIO 2: O CONGRESSO DE FUTEBOL (argumento de Valentina Camerini e Stefano Ambrosio e arte de Davide Baldoni), EPISÓDIO 3: O DESAFIO DA BOLA DE FUTEBOL (argumento de Chantal Pericoli e Stefano Ambrosio e arte de Antonello Dalena) e EPISÓDIO 4: OS FANTASMAS DO MUNDIAL (argumento de Chantal Pericoli e Stefano Ambrosio e arte de Stefana Florillo, Gianfranco Florio e Luca Usai). Começamos pelo argumento: no geral está bom, no entanto dá a sensação de que a história está a passar um pouco rápido demais, e – não vou criticar, vou escrever um facto (atrás está também mais um facto que uma crítica) – tem que se tomar muito atenção ao enredo para não te perder o fio à meada (exemplo disso pode ser o paradoxo temporal no último capítulo, quando o Patinhas impede o Patinhas [!] de roubar a Taça Jules Rimet – penso eu); notável regresso (às publicação de bd DISNEY em Portugal) dos elementos latino-americanos d’«Os 3 Caballeros», o Zé Carioca e o Panchito Pistoles, mas, no entanto, acho mal o Panchito só aparecer nos primeiros 2 capítulos da história para não mais aparecer (porque desapareceu, já agora? Não está lá nada explícito acerca do seu súbito desaparecimento), além de que no 2º capítulo fizeram passar o Zé Carioca como algo pateta (quando até está bem longe disso!); outra coisa notável foi variarem o rival do Patinhas (que, tal como na história má, é o típico «Zio Paperone», embora não tanto) que, em vez de ser o Patacôncio, habitual rival do pato mais rico do mundo nas histórias de bd DISNEY italiana, foi o Pão-Duro MacMônei, e, mesmo que só aparecendo em algumas vinhetas, foi bom variarem; gostei também da garra e a inteligência com que os protagonistas tinham em cumprir as missões. Vamos agora ao desenho: gostei da arte geral, especialmente a do Fabio Pochet (traço simples, mas bem feito) e a do Antonino Dalena (traço bem porreiro, para não dizer divertido), mas a do Davide Baldono não gostei tanto; além das roupas do Zé Carioca, preferia que o pessoal em Itália usasse o visual «Sérgio Malandro» (já o utilizaram numa capa da extinta MEGA 2000 mas de preferência que o voltem a utilizar com calças [lol]!). B-D

Bom, e agora vamos à história boa, que é a última, HUGUINHO, ZEZINHO E LUISINHO E O GUARDA-REDES INVENCÍVEL, escrita pela Antonella Pandini e desenhada pelo Giulio Chierchini. Começamos pelo desenho: já vi melhores desenhos do Giulio Chierchini, menos confusos (aqui, nalgumas vinhetas são quase exclusivamente ocupadas pelos corpos todos ou partes de personagens, sendo que algumas vinhetas até são bem pequenas), mas que ele fez um bom trabalho aqui, ai isso fez – foi bom reconfortar o olhar com o traço familiar do saudoso (dado que já faleceu) Giulio depois de passar os olhos no traço suicida do Alessandro, na história anterior. Quanto ao argumento: gostei muito dele, mostrou que com espírito de equipa e incentivo alheio (quando o guarda-redes da equipa dos protagonistas foi incentivado pelos próprios adeptos a defender o penalty) tudo se alcançará, achei original os métodos de treino dos treinadores à vez, mas não percebi se na página 87 aquilo eram máscaras ou frutos da imaginação dos garotos (lol)! 🙂

Bem, passemos agora ao que é bom e ao que é mau na DISNEY GOOOLO:
– O Bom:
* Utilização de personagens de bd DISNEY pouco utilizadas na produção de bd DISNEY italiana na 1º história (Zé Carioca, Panchito Pistoles e Pão-Duro MacMônei);
* Protagonistas da 1º história a mostrarem estar à altura dos desafios e problemas, resolvendo-os com genica, força de vontade, astúcia, perspicácia e coragem;
* Arte da 1º história interessante, em especial a do Fabio Pochet e a do Antonino Dalena;
* Algum do típico Tio Patinhas italiano nas 1º e 2º histórias;
* Arte da 3º história óptima;
* Argumento da 3º história bem feito, mostrando que com originalidade, força de vontade, coragem e espírito de camaradagem se conseguem vitórias, em qualquer âmbito da vida;

– O Mau:
* Argumento da 1º história que, longe de ser mau, dá a sensação do enredo estar a correr;
* Desaparecimento inexplicável do Panchito Pistoles a meio da 1º história;
* Descaracterização do Zé Carioca a nível de personalidade e de visual moderno na 1º história;
* Argumento da 2º história sem sentido, de fraco humor e estupidamente machista;
* Arte da 2º história aberrante. :\

O meu veredicto final acerca da DISNEY GOOOLO? Boa publicação de bd DISNEY para adquirir. Na minha opinião, a DISNEY GOOOLO é uma publicação de bd DISNEY para se ter, no mínimo, como boa peça de coleccionador. Está bem que a 2º história é para esquecer, e que o Zé Carioca que aparece na 1º história não é o típico Zé Carioca que os leitores de bd DISNEY portugueses estavam habituados a ver nas histórias de bd DISNEY produzidas no Brasil, mas vale a pena referir que, ainda assim, esta publicação de bd DISNEY marca o regresso do papagaio malandro à publicação de bd DISNEY no nosso país após cerca de uma década de ausência! As histórias de bd DISNEY são boas de se lerem, embora recomendo que leiam com calma a 1º história, pois tem que se tomar muito atenção ao enredo para não te perder o fio à meada, devido ao facto do enredo ter algumas pontas soltas, principalmente devido aos paradoxos temporais! 🙂

E pronto, esta é a minha opinião acerca da DISNEY GOOOLO. Agradeço a vossa atenção, e também as vossas críticas (construtivas, claro [lol]!), correcções e sugestões que resolvereis fazer aquilo que escrevi. Se faz favor, estão à vontade, vontadinha (lol)! XP

Um abraço e desejos de boas férias a todos vós, pessoal! ;D

PS – Ou eu me engano muito, ou ainda não apareceu nada no INDUCKS acerca da DISNEY GOOOLO (portuguesa)?!? >:S

TIAGO CARDOSO

12 pensamentos sobre “Disney Gooolo

  1. E agora sou eu a comentar aqui um post do Tiago Cardoso 😀 Vou tentar fazer apenas o bom, mau e veredito da revista:
    O BOM:
    – É grátis (mas tem de se comprar a Disney Comix 80)
    – Para os colecionadores de TODA a BD Disney é um bom negócio pois compram duas revistas por €1,90
    – Portugal não ficou de fora no lançamento internacional da BD sobre a Copa do Mundo 2014

    O MAU:
    – a história da copa é uma desilusão
    – nenhuma história memorável
    – não acho nenhuma história boa (a que o Tiago acha boa, eu colocaria como média menos e as outras são piores como ele diz)
    – é uma edição “especial” mas não vai ser rara porque foram feitos o dobro dos exemplares do costume (colecionadores de raridades procurem noutro lado)

    VEREDITO
    Depende!
    Para os que querem edições diferentes, não há dúvida.
    Para os que querem revistas com boas histórias, podem poupar o dinheirinho no futuro quando a encontrarem à venda em separado em alfarrabistas.
    Para os que querem comprar a Disney Comix 80 não deixem a Disney Gooolo lá na banca. Podem gostar da história que o Tiago gostou. E mesmo que não gostem uma coleção não é só feita de boas revistas.

    Gostar

    1. Ora, nem mais! Trata-se de uma publicação de bd DISNEY diferente do habitual, pelo que a DISNEY GOOOLO não fica a mais numa colecção de bd DISNEY (mesmo que as histórias não sejam do agrado de quem lê)! >;D

      Gostar

  2. Ah, achei 2 erros ortográficos: «para não te perder o fio à meada» = «para não se perder o fio à meada» e «habitual rival do pato mais rico do mundo nas histórias de bd DISNEY italiana» = «habitual rival do pato mais rico do mundo nas histórias de bd DISNEY italianas». xP

    Gostar

    1. E mais outro erro ortográfico: «As histórias de bd DISNEY são boas de se lerem» = «As 1º e 2º histórias de bd DISNEY são boas de se lerem»! xD

      Gostar

  3. Venho por este meio pedir desculpa ao Paulo Ferreira, aos outros leitores de COLEÇÃO DISNEY e ao Lorenzo Pastrovicchio pela enorme gafe que dei neste artigo: quem desenhou MARGARIDA EM… TODAS EM CAMPO, MENINAS foi o Alessandro Pastrovicchio – http://coa.inducks.org/creator.php?c=APs – e não o Lorenzo Pastrovicchio – http://coa.inducks.org/creator.php?c=LPa&showStats=1 – que nunca abandonou o seu traço com que nos habituou, por exemplo, n’OS MÁGICOS DE MICKEY. :\

    Gostar

    1. Além de que o Giulio Chierchini ainda está vivo, e parece que ainda desenha (onde é que raio me veio a ideia que ele tinha morrido?)! 😡

      Gostar

Comenta aí...