Os Clássicos da BD 22: Tio Patinhas

classic22Como disse aqui, de vez em quando vou ao baú e pego numa revista para falar aqui. Acho que não faz muito sentido se a revista for má. Talvez seja melhor falar só das revistas antigas boas porque a ideia é dar pistas para fazer uma boa coleção e não estar assim tão preocupado em evitar os horrores dos horrores. O que acham?

Mas tive sorte com a primeira revista que peguei. Se bem que pela capa não se dá nada por ela 😀 Esta vocês vão querer ter na vossa coleção!

Os Clássicos da Banda Desenhada foi uma série que saiu com um jornal (acho que foi o Correio da Manhã) há 10 anos. A edição era da Panini e houve volumes de BD de super-heróis americanos, BD franco-belga e outra. Alguns volumes eram da Disney com coordenação e produção da Edimpresa.

Este era o 22 e era o do Tio Patinhas. Das suas 206 páginas, 8 têm vários artigos sobre quem é o Tio Patinhas, o estilo da arte, o universo do Tio Patinhas, apontamentos sobre as histórias do volume e também sobre outras histórias importantes.

E quais são as 5 histórias que tem? Foram publicadas entre 1953 e 1998.

OMG! OMG! OMG! DE CHORAR POR MAIS
– Tio Patinhas e a Estrela do Pólo (W OS 456-02): Esta é uma das melhores (senão a melhor!!!) histórias de Carl Barks de sempre. É a história dedicada a Dora Cintilante, que aqui é publicada na íntegra. A versão original era menor porque foi censurada. Apenas 4 quadradinhos originais não foram encontrados estando redesenhados por Barks a lápis, já num estilo muito diferente. Salivai 🙂  Parem de salivar se têm as Obras-Primas da BD Disney #9 porque foi lá republicada com o título Em busca do ouro.
– Tio Patinhas e o Último Senhor do El Dorado (D 96066): Qualquer colecionador de BD Disney tem de agradecer à Dinamarca o ter deixado Don Rosa explorar universo do pato mais rico do mundo. Mais uma história obrigatória com o Tio Patinhas e MacMónei à procura da mítica cidade do El Dorado. OK! Podem recomeçar a salivar.
– Tio Patinhas e o Último Balabu (I TL 243-A): Esta é a história onde Romano Scarpa inventa a personagem Brigite. Não gosto muito da Brigite mas há bastantes histórias dela que eu gosto. Os que querem saber como ela entrou na vida do Tio Patinhas não vão descobrir aqui. A dinâmica entre os dois já é parecida à de hoje (e a história já tem 54 anos). A Brigite faz 54 anos no dia 24 de julho. Não se esqueçam de perseguir amorosamente alguém para comemorar! Pensando melhor não o façam porque pode correr mal. A história é bastante tresloucada com Romano Scarpa a se libertar no traço e a dar asas à imaginação. Ficou ótima!

BOM +
– Tio Patinhas e a Febre do Ouro (I TL 809-A): O argumento de Rodolfo Cimino e os desenhos de Massimo De Vita continuam na linha da história anterior, com soluções científicas muito estranhas como objetos gigantes, que tornam a história divertida.
– Tio Patinhas e a Cura de Areia ao Domicílio (I AT 207-A): A arte de Giorgio Cavazzanojá dá cartas, explorando também algumas impossibilidades físicas que tornam ainda mais divertida esta história de viagens com o Patacôncio e os Mestralhas na confusão.

Vamos lá então sistematizar isto:

O BOM
– Tem 3 histórias obrigatórias
– Tem outras 2 boas
– Dimensões ligeiramente maiores que as revistas habituais da Disney portuguesas
– Bons textos introdutórios

O MAU
– Nada a referir

VEREDITO
Comprar!
Aqui o difícil é encontrá-la. Procurem em alfarrabistas e feiras, sem descanso porque como viram é daquelas que é para ter. Sempre que alguém a vir à venda comente aí. Vamos todos ajudar!

Para os amigos brasileiros que queiram fazer comentários individuais às histórias, eis uma ajudinha:
– a primeira história saiu com o título Em Busca Do Ouro na versão restaurada em muitas revistas: Tio Patinhas Especial (Capa Dura),
Tio Patinhas 200 , Ducktales os Caçadores de Aventuras 1, Álbuns Disney 5 – Tio Patinhas, Tio Patinhas Especial 15, O Melhor da Disney 5 – As Obras Completas de Carl Barks Volume 5, Disney Big 9
–  O Último Senhor De Eldorado saiu em Tio Patinhas 474 e Disney Jumbo 6
– O Último Balabu saiu em Mestres Disney 6 e Disney Big 10
– as outras acho que não saíram no Brasil.

Imagem rapinada daqui.

Anúncios

3 thoughts on “Os Clássicos da BD 22: Tio Patinhas

  1. Essa publicação de bd colecção geral do CORREIO DA MANHÃ pode-se (bem, ainda penso que sim [lol]!) alugar na Biblioteca Municipal de Mangualde. Foi de onde requisitei mais de 1 vez isso, nas férias que passava no concelho Natal dos meus pais, e confirmo que essa publicação de bd DISNEY é ALTAMENTE! 😀

    Gostar

    1. Fica a sugestão do Tiago para os leitores que não conseguirem encontrar a revista e a quiserem ler. Tem histórias que só foram publicadas lá em Portugal e outras que nem saíram no Brasil. Mas Tiago a Biblioteca aluga???!!!

      Gostar

      1. Ops, perdão! É uma velha gralha minha referir que uma biblioteca aluga em vez de referir que uma biblioteca deixa requisitar (lol)! Obrigado pelo aviso! xDD

        Gostar

Comenta aí...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s