Disney Comix 83

capacomix_83Vamos então falar da primeira Disney Comix deste mês. E este mês vão ser cinco porque há 5 quartas.

Acho que conheço esta capa de algum lado. Terá sido utilizada pela editora anterior numa Show Disney? Quem souber que avise.

É mais uma capa geral e esta nem tem muita piada. A ideia pode ter sido boa (“vamos colocar o Tio Patinhas a mergulhar de uma prancha para apanhar uma moeda em vez de mergulhar na piscina”) mas foi mal conseguida.

icd248Utilizada na I Classici Disney 248 (há 17 anos), a prancha e a cartola do Tio patinhas já poluíam bastante a capa com o título sobreposto.

Acho bem a decisão da Goody em retirá-las e deixar o título mais limpo. Mas ainda tornou mais estranho o desenho.  O Tio Patinhas está demasiado perto do chão para estar naquela posição, não acham?

tp2965Como disse ontem eu prefiro as capas que ilustram as primeiras histórias. Mas das gerais, há umas melhores que outras…

Nesta revista também não tinha grandes hipóteses. A única história com capa é a segunda parte do Círculo Ludoviquack e se decidiram não a utilizar na primeira parte, estava-se logo a ver que não a iam usar mais… De qual capa gostam mais? Do Tio Patinhas a mergulhar ou a do Círculo Ludoviquack?

Vou ignorar as histórias de 1 página na minha crítica. As outras saíram na Itália entre 2003 e 2013.

MÉDIO +
– O Círculo Ludoviquack segunda parte (I TL 2877-4): Vamos começar com uma coisa. Porquê esperar um mês pela segunda parte, com várias Disney Comix pelo meio? Em Itália, saíram as duas partes na mesma revista! Segunda coisa: só soube que era baseada num livro porque li na net mas nunca li os Cadernos de Pickwick do Dickens. A história da primeira parte pareceu-me confusa e esta também, ainda por cima lida um mês depois. E no fim desta segunda parte parecia que se tinham lembrado que tinham de acabar a história e descreveram em poucas páginas 1001 cenas. Normalmente gosto muito de adaptações mas esta achei média devido ao que já disse. Achei a arte do Marco Mazzarello o melhor de toda a revista.
– Ler e Passear (I TL 2997-3): Não gosto de todas as histórias da série Patos sem palavras. Esta cumpre aquilo que pretende. Mas o Fabio Pochet consegue fazer melhor.

MÉDIO – (isto é um menos não um travessão)
– Tio Patinhas – As Férias com Dinheiro (I TL 2460-3): Apesar do argumento ser do consagrado Cimino não se deixem enganar. Não é memorável. E já li melhores histórias Disney sobre o abominável homem das neves… Mas o que me incomodou mais foi a arte. Não gostei nada da arte do Sandro Del Conte nesta história, mais especificamente nos desenhos dos patos.

A SÉRIO??? PORQUÊ???
– Mickey – A Invenção Extraordinária (I TL 2476-2): Deu-me um extraordinário sono, isso sim!
– Donald e Peninha – A Campanha “Viral (I TL 2877-4): Esta é boa para os que gostam de procurar erros. O Barbicha aparece com o nome Billy, que é o nome italiano (e também o norte-americano). Achei que o argumento fez pouco sentido.
– Vovó Donalda – O Mistério do Tomate Viajante (I TL 3017-3)- Mais uma história com a Vovó Donalda (e vão duas!) e não estamos numa revista da Minnie 😀 Infelizmente, é a segunda maior história e a mais recente. É pena ser chata!

Vamos lá então sistematizar isto:

O BOM
– Tem uma história com arte espetacular e o argumento não é mau (claro que tinham de ter a Disney Comix 79 se quisessem ter toda a história)
– Não é bom mas é quase: Tem 2 outras histórias medianas

O MAU
– As restantes histórias não valem o esforço
– Para os colecionadores apenas das melhores revistas/histórias: Esta não vai ser uma dessas revistas muito procuradas por ter a história X ou Y.

VEREDITO
Depende!
Se gostas de apreciar a arte Disney do estilo do Círculo Ludoviquack, ou se leste a primeira parte dessa história e gostaste, não há dúvidas: compra!
Se estás a colecionar toda a série Patos sem palavras do Pochet: estamos conversados também!
Para os outros talvez seja melhor poupar o dinheirito, que este mês há muitas edições nas bancas 😉

Para os amigos brasileiros que queiram fazer comentários individuais às histórias, do que consegui pesquisar nenhuma dessas histórias foi publicada no Brasil, mas se estiver enganado avisem.

Capas rapinadas daquidaqui e daqui.

Anúncios

2 thoughts on “Disney Comix 83

  1. Boa análise, gostei.
    Escrevi no CLUBE AMIGOS DISNEY – A PATADA acerca de – penso eu! – 1 hora, e repito: costuma-se criticar (não sem alguma razão) o facto das capas da DISNEY COMIX não reflectirem o seu conteúdo, mas penso não ser este o caso, pois a capa pode não reflectir uma história de bd DISNEY em concreto, mas pode reflectir o tema de umas das histórias, neste caso o dinheiro do Tio Patinhas e os dilemas e desafios que isso coloca ao pato mais rico do mundo, tema da 1º história de bd DISNEY de mais de 1 página da DISNEY COMIX Nº 83 (concordo contigo em que a história não é grande coisa, há melhores histórias de bd DISNEY escritas pelo saudoso Rodolfo Cimino). 🙂
    Também concordo que a 2º parte d’O CÍRCULO LUDOVIQUACK também é demasiado corrido (lol)! 😛
    Ah, e gosto mais da capa da TOPOLINO referente a’O CÍRCULO LUDOVIQUACK! B|

    Gostar

    1. Tiago – acho que estamos a falar de 4 coisas diferentes para as capas. Há capas feitas propositadamente para uma história, sendo quase sempre para a primeira da revista. Ou a usam naquela história ou quase de certeza que não a usam mais. Mas a Goody já conseguiu a proeza de usar capas de histórias que não estão na revista.
      Depois há capas gerais que normalmente tentam ter humor ou representar uma coisa generalista. Podem ser usadas em 3 situações:
      – ao calhas e por azar é de um personagem que nem está na revista;
      – ao calhas (ou não) e por acaso a personagem está na revista;
      – ao calhas (ou não) e por um um feliz acaso não só a personagem está na revista como se pode de uma forma mais terra-a-terra ou mais alegórica ver alguma relação com a história. Acho que a a tua visão com esta capa é esta hipótese.
      E não é que estamos de acordo sobre a opinião da revista???!!! Já estava a achar que eu era o bad cop e tu o good cop LOL.

      Gostar

Comenta aí...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s